sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A sugestão do suco de laranja que partiu meu coração

Meu filho caga uma vez por semana! Não sei se ele tem prisão de ventre ou não... Ele antes sofreu com cólica e agora sofre de prisão de ventre. O pequeno ENCHE a fralda de cocô uma vez por semana. É um cocô fedidíssimo (velho), pastoso quase duro (velho) e com cor escura e forte (velho) - diferente desses esperados, que são meio alaranjado e cheio de pontinho branco.

Isso nos dá uma certa preocupação. Não sei se é porque ele produz poucas fezes ou se de fato o intestino dele não colabora. São algumas teorias que surgem na cabeça da pediatra dele, na minha cabeça e na do meu companheiro. Um dado importante: Paco é magro e, segundo aquele gráfico filho de uma égua na caderneta dele, ele aparece entre as linhas vermelha e preta (o que deixa a avó dele meio desesperada, que por consequência deixa a MIM meio desesperada)... Sinceramente, desencanei disso... Mas não do cocô!

Me deixa intrigada e preocupada, porque penso e sei que prisão de ventre é algo muito incômodo. Quem tem, sabe como é! Um cocô... (Só que sem cocô!) Dá para perceber que tem algumas semanas que ele sente um desconforto. Tem dificuldade para dormir às vezes e costuma ser na época em que está mais longe do dia em que conseguiu cagar. Tadinho...

Além dessa óbvia preocupação que me deixa cabreira, tem a tal da opinião alheia. A opinião alheia sobre o que você deve fazer sobre alguma coisa qualquer que seu filhx possa estar tendo é de matar! Vou ser justa: tem pessoas que são sensatas e que conseguem simplesmente dar a opinião sem impor ou dar uma sugestão baseada na relação entre teoria e prática (não confundir com pragmatismo, por favor!). Agora, quem costuma abrir a boca para falar algo faz de forma impositiva, bastante julgadora e com uma certeza que me dói!

Costumam completar a frase, qualquer frase (!), com: "eu fiz assim e deu certo", "na minha época se fazia desse jeito", "eu não entendo o porque disso agora", "um monte de teoria, teoria, teoria... o que conta é a prática!", "isso, na minha época, não fazia mal algum", etc etc etc... E, na maioria das vezes, não se conformam quando você faz diferente delas ou tem uma opinião contrária/oposta. Mas, pessoas são pessoas, né?! =P

Enfim, para ser sincera, não me incomoda, não me incomoda mesmo... (Só quando me enchem o SACO!) Já me incomodou mais. Quando você traz o seu filhx para casa, VOCÊ quer cuidar dele, por maior que seja o medo que ronde sua cabeça... Isso é fato! Então, qualquer coisinha que te falem costuma ser incrivelmente incômodo, até por que, a gente está muito frágil e insegura nessa época. Depois, tudo fica mais fácil e se está com mais certeza sobre como se quer criar e cuidar de filhx. Você relaxa!

O problema mesmo é quando a opinião contrária a sua vem de dentro da sua casa. =/

Acho que foi a primeira vez que de fato não gostei de algo que Matheus me disse. Acho que foi a preocupação com o cocô. Só sei que ele me veio com a frase: "acho que a gente devia tentar um suco de laranja lima para ver se solta". Caralho! Não! A gente concordou que não ia recorrer a qualquer outro alimento antes dos 4 meses, senão o peito, e sem auxílio da pediatra! A gente concorda que o leite materno é o melhor para o bebê até os 6 meses! Como, como, como assim você me vem com essa?!

Sério, eu fiquei chateada... Poxa vida... A gente não recorreu a fórmula quando fomos alarmados sobre o pesos do Paco, aí vamos recorrer a laranja lima por causa de um cocozinho? Poxa vida...

Não concordei... Não mesmo... Eu sei que muitas pessoas recorrem a chá e suco e que fazem uso da fórmula. Não julgo, não falo contra, não acho errado, nada disso, mas isso não é uma opção para mim. Não gosto de fórmula, acho ruim, costuma causar prisão de ventre e não se iguala nem de perto ao leite materno. Acredito que seja necessário em último dos últimos casos! Para mim, o melhor é incentivar a mãe a ordenhar muito e tentar estimular ao máximo a pega e a produção de leite.

Não recorri ao chá quando ele teve cólica. Não é bom dar água antes dos 6 meses. Gera saciedade e isso confunde o bebê. Além disso, o leite materno é o melhor alimento para ajudar a amadurecer o intestino e não causa cólica. Pelo contrário, com a pega correta no bico do peito, ajuda, pois o movimento intestinal faz com que o bebê solte os gases. A única coisa a qual recorri foi a simeticona, já que ela não fica no organismo. É eliminada junto dos gases.

Para a prisão de ventre, recorri duas vezes ao supositório de glicerina, por indicação da pediatra e porque o excesso de fezes estava incomodando por demais a criança. Senão, teria esperado a eliminação sem nada... O supositório também não é absorvido pelo organismo, é absorvido pelas fezes, que amolecem e saem. Às vezes nem se desfazer acontece. O simples toque provoca a cagada! Por isso, não precisa de suco de laranja lima para fazer soltar. Não precisa de suco de laranja lima para ser absorvido pelo organismo e não ser totalmente eliminado. Não precisa de suco de laranja lima para nada nesse momento da vida dele.

Para não usar o supositório, recorri a algo melhor: uma massagem depois do banho quentinho. Movimentos circulares, da direita para a esquerda com um óleozinho próprio para bebê! Cagou no dia que fiz isso! Ou seja, para mim, pessoa que é "a pior mãe do planeta", a tentativa foi acertada... =]

Moral da história: não deixe de tentar algo que acha você acha que é correto para sua cria... Sério! Insegurança é um sacooooooooo...!!!

9 comentários:

  1. Parabéns pela decisão de continuar exclusivamente no leite materno! Seu bebê não precisa de mais nada além dele, você tem tudo que ele precisa para se desenvolver muito bem, continue confiando em você :)

    Em relação a constipação, continue com as massagens e tente você comer frutas que "soltam" mais (laranja, mamão, ameixa).
    Em relação a curva de crescimento, se ele é saudável, não há razão para se preocupar. Apenas uma porcentagem pequena das crianças abaixo da curva considerada normal tem algum problema, a maior parte delas é assim simplesmente porque é assim ;)

    Sucos, frutas, papas etc tem menos calorias do que o seu leite e ocupam a barriguinha dele, tirando o espaço para o que realmente importa e tem bem mais nutrientes (além da gordura): o seu leite.

    ResponderExcluir
  2. Sobre gráficos de peso: https://www.facebook.com/notes/grupo-virtual-de-amamenta%C3%A7%C3%A3o-gva/curvas-de-crescimento-por-dr-carlos-gonz%C3%A1lez/266819630100987

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li esse artigo do Dr. Gonzalez, é muito bom! ele é super esclarecedor! =]

      Excluir
  3. não entendo nada de bebês, etc, mas fiquei pensando com o seu post... e se você tomasse o suco de laranja? deve ter algum efeito no leite, não?.. sei lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, adianta... Mamão também tem efeito... Muita coisa do que a mãe come acaba sendo benéfico para o bebê, quando se amamenta.

      Excluir
  4. Oi, Júlia.
    Eu ia mesmo sugerir que você o massageasse, quando cheguei nesta parte do texto.
    Posso dar mais uma sugestãozinha? Você já observou o que você come e bebe? Se isso interfere nele?
    Desculpe me meter, mas, mesmo não tendo sido mãe, ouvi de amigas e parentes que isso influi.
    No mais, acho certo você ter optado por dar apenas o peito até os seis meses. Boa sorte pro Paco!
    Bjs

    Maria Helena
    (amiga do Matheus)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Helena! E com certeza afeta! Por isso que tenho feito um esforço para regular o meu intestino também. =]

      Excluir
    2. Continue massageando a barriguinha dele.
      Procure, com um especialista, um óleo essencial que possa ser aplicado em bebês.
      Faça uma busca sobre Medicina Ayurvédica.
      Boa sorte.

      Excluir
  5. Quando puder, dê noticias! como está o Paco, fazendo muita bagunça? :) seus posts são muito bons.

    ResponderExcluir